quinta-feira, 22 de outubro de 2015

8º ANO - ÁFRICA

Olá queridos!

Vou postar o gabarito dos exercícios de revisão para a prova.
Logo mais abaixo, vocês podem acessar os slides e o documentário sobre a África nos links disponíveis.

Um forte abraço a todos!!

Bons estudos!!

Luciana Magalhães



EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A PROVA - 8º ANO


1. Explique por que os EUA promoveram um embargo comercial a Cuba. Esse embargo se justifica atualmente? Por quê?

R: Os EUA promoveram um embargo comercial a Cuba porque quando Fidel Castro assumiu o poder após a Revolução Cubana, passou a promover uma política anti-imperialista. Além disso, aliou-se à União Soviética, passando a fazer parte do bloco socialista, o que representou grave ameaça aos EUA. Sendo assim, o governo estadunidense promoveu um embargo econômico por meio de um bloqueio comercial. O embargo NÃO se justifica atualmente, pois com o fim da Guerra Fria e a desintegração da União Soviética no final do século passado, surgiu um novo contexto geopolítico mundial. Esse fator foi decisivo para o restabelecimento das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba este ano (2015).

2. O que são as FARC? Explique seus principais objetivos e sua forma de atuação.

R: As FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, são um grupo de guerrilheiros que atuam com violência, terrorismo, ataques armados, sequestros de civis, etc, para se contraporem ao governo do país. Estão fortemente associados ao tráfico de drogas.

3. De que forma os EUA influenciaram a América Latina no combate ao narcotráfico.

R: Os EUA promovem ajuda militar e financeira aos países latino americanos, especialmente o México e a Colômbia, a fim de erradicar as plantações de coca e combater o narcotráfico e os guerrilheiros. Com isso, o governo norte americano visa diminuir a oferta de cocaína em seu país, mas também cria um livre acesso para interferir na política interna de países latinos.

4. Explique a relação entre a posição geográfica do continente africano e sua diversidade natural.

R: O continente africano é cortado ao meio pela linha do Equador e possui grandes extensões de terra na faixa intertropical, além de estar presente na zona temperada tanto ao norte quanto ao sul do continente. Dessa forma, por estar localizado em diferentes faixas climáticas, recebe diferentes níveis de incidência de radiação solar (intensidade), o que promove variedade de tipos climáticos e, portanto, variedade de ambientes naturais formados.

5. Explique a diferença entre o processo de ocupação da África nos séculos XV e XVI e a partilha do continente no século XIX.

R: Nos séculos XV e XVI a África fazia parte da rota marítima dos europeus. Naquele período, ao navegarem pela costa africana passaram a instalar feitorias e escravizar os negros africanos, que eram levados para as colônias europeias. Já no século XIX, após a Revolução Industrial e a necessidade crescente de mão de obra e matéria prima para abastecer os mercados consumidores em expansão, as potências europeias partilharam o continente africano, dividiram-no em possessões (domínios, colônias).

6. Como os europeus impuseram sua cultura na África?

R: Os europeus impuseram sua cultura na África tentando mudar os hábitos dos povos africanos, que deveriam falar o idioma do colonizador, utilizar as vestimentas europeias, possuir as mesmas crenças, valores morais e éticos, etc.

7. Explique o contexto histórico da descolonização da África.

R: A descolonização africana ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Naquele período, as potências europeias (metrópoles) estavam enfraquecidas pela guerra, tanto econômica quanto política e militarmente. Sendo assim, as colônias encontraram um ambiente favorável para fomentar os movimentos pela independência que ocorreu de forma pacífica em alguns casos e de forma sangrenta em outros.

8. Relacione o colonialismo com a atual dependência externa dos países africanos.

R: O sistema de exploração dos recursos naturais e humanos do continente africano deixaram profundas marcas que perduram até os dias atuais. O sistema de plantation, ainda existente, implantou um sistema produtivo que utilizava as melhores terras agricultáveis para abastecer o mercado externo e não atendia a demanda do mercado interno. Além disso, os conflitos étnicos gerados pelas fronteiras artificiais impedem muitos países de conseguirem estruturar uma sociedade politicamente organizada. Dessa forma, os países africanos conquistaram uma independência política, mas não econômica e continuam dependendo de empréstimos, de tecnologia e capital externo, de ajuda humanitária, etc.

9. Por que a divisão política da África é conhecida como fronteiras artificiais? Explique as consequências desse processo.

R: A divisão política da África obedeceu ao critério do colonizador, baseado nos interesses econômicos dos europeus. Dessa forma, não levou em conta o critério territorial que existia anteriormente, baseado em grupos étnicos (tribais). As consequências são os conflitos gerados pela disputa territorial desses grupos e pela disputa do poder político do país em que se encontram gerando, inclusive, muitas guerras civis no continente.

10. Diferencie a África Branca da Subsaariana nos seguintes aspectos:

a) População: Na África Branca há predomínio da população muçulmana (pardos), enquanto na Subsaariana o predomínio é de negros (negroides).

b) Crenças: Na África Branca há predomínio do islamismo, enquanto na Subsaariana há predomínio do animismo.

c) Espaço agropecuário: Na África Branca, em virtude das grandes extensões de terras desérticas, a agricultura é limitada às áreas de oásis e é mais voltada para subsistência, sendo praticada com recursos técnicos rudimentares e baixa produtividade. Destaca-se a criação de ovinos e caprinos que se adaptam melhor ao clima árido e semi-árido da região. Na Subsaariana, as atividades monocultoras se destacam pela maior produtividade e pelo emprego de maior número de trabalhadores e de instrumentos e técnicas de cultivo.

11. Explique a diferença entre a formação do deserto do Saara e o processo de desertificação do Sahel.

R: O deserto do Saara é um deserto natural, formado a partir de elementos da natureza que conjuntamente contribuíram para um ambiente de baixíssimos índices pluviométricos. No caso do Sahel, a desertificação avança pela ação do homem (desertificação antrópica), que se inicia com o desmatamento para aumentar as áreas de cultivo (expansão da fronteira agrícola), o que gera empobrecimento do solo e dos recursos hídricos do subsolo (pela perfuração sem controle de poços artesianos), o que trouxe impacto para o clima da região, já que com o empobrecimento/erosão do solo, a infiltração da água diminui e consequentemente há alteração no ciclo da água (atingindo os índices pluviométricos de forma indireta).

12. Quais fatores contribuem para o quadro de fome na África?

R: A fome na África está ligada a um conjunto de fatores que leva sua população a apresentar quadros alarmantes de subalimentação. Isso deve-se tanto à expansão das lavouras monocultoras (plantation), o que provoca a diminuição na oferta de alimentos, quanto à utilização de solos pouco férteis e suscetíveis aos processos erosivos. Os conflitos também contribuíram para o agravamento do problema, já que muitas guerrilhas destroem lavouras e matam rebanhos na tentativa de fragilizar o inimigo.


SLIDES E DOCUMENTÁRIO:


http://www.4shared.com/office/Pm_gIy5Wba/CONTINENTE_AFRICANO.html

http://www.4shared.com/office/niUlqKASba/Captulo__13_-colonizao_e_desco.html

http://www.4shared.com/file/EANJIMWqce/O_espao_geogrfico_africano_-_C.html

https://www.youtube.com/watch?v=FE8N72m2Od8








Nenhum comentário:

Postar um comentário