quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SIMULADO DO 8° ANO

Olá pessoal!!

Segue abaixo um questionário de revisão para o simulado.

Um forte abraço!!

Bons estudos e boa prova! ;)

Luciana Magalhães



1. A respeito dos oásis na África: (CAP 14)
a) EXPLIQUE como são formados.
São formados pelo afloramento do lençol de águas subterrâneas à superfície, formando pequenos lagos, verdadeiras ilhas úmidas.
b) APONTE a região no continente africano onde há maior quantidade de oásis.
Os oásis são ambientes típicos de desertos, e na África estão concentrados no deserto do Saara (África Islâmica).
c) EXPLIQUE a importância dos oásis para a população local.
Os oásis são de suma importância para a população local pelo seu aproveitamento agropecuário. Eles são as únicas áreas onde a agropecuária de subsistência torna-se possível no deserto, destacando-se a produção de frutas, cereais, hortaliças e pequenas criações de animais.

2. EXPLIQUE a seguinte afirmativa: “A fome na África é um problema político, econômico e ambiental.(CAP 14)
A afirmativa diz respeito aos fatores que contribuem para o quadro de fome na África. Os problemas políticos estão relacionados à instabilidade dos governos, que por causa das diferenças étnicas e muitas disputas territoriais, não conseguem administrar os recursos do país. O problema econômico engloba a estrutura econômica deficiente, pois foi herdada de um modelo colonial de exploração, com uma base primária voltada para o mercado externo; e também diz respeito a uma População Economicamente Ativa reduzida e desqualificada.  O problema ambiental refere-se às áreas desérticas e aos processos de desertificação antrópica em que muitos países são submetidos diminuindo, assim, o percentual de terras férteis e agricultáveis.

3. EXPLIQUE por que o sistema de transporte na África representa um passado colonial de exploração e uma realidade de subdesenvolvimento.(CAP 14)
Porque o sistema de transporte e toda infraestrutura foi construída para atender o mercado externo. As ferrovias, rodovias e os portos fluviais ligam as áreas produtoras ao litoral e não integram todo o continente. De maneira geral, os países não conseguem investir nesse setor, pois a renda é insuficiente, muitas vezes, para atender as necessidades básicas da população e, sendo assim, o setor de transporte não se configura como prioridade.

4. As taxas de urbanização na África têm sido relacionadas a um intenso êxodo rural. APONTE quatro fatores que estimulam o êxodo rural no continente africano.(CAP 15)
FATOR 1: empobrecimento dos solos.
FATOR 2: apropriação de áreas agrícolas por propriedades monocultoras.
FATOR 3: intensos conflitos políticos e étnicos que assolam o interior em muitos países.
FATOR 4: industrialização.

5. EXPLIQUE como se materializam as desigualdades sociais nas cidades africanas.(CAP 15)
Os bairros habitados pela elite são providos de melhor infraestrutura, como rede de telefonia, rede de esgoto, coleta e lixo, etc. Os bairros habitados pelas classes mais baixas sofrem com carência de infraestrutura. A maior parte da população vive em favelas ou guetos, onde são formados verdadeiros “bolsões de miséria”.

6. A industrialização na África é recente e pouco expressiva. A esse respeito, dê o que se pede:
a) IDENTIFIQUE os principais setores industriais no continente africano.(CAP 15)
Setor 1: Setor de processamento (beneficiamento) de produtos agrícolas: tecelagens de algodão, fábricas de óleo vegetal e suco, usinas de açúcar e torrefação de café.
Setor 2: setor de extração e transformação de recursos minerais e energéticos fósseis (mineradoras e refinarias de petróleo).
b) IDENTIFIQUE quais são os países que apresentam maior nível de industrialização.
África do Sul, Argélia e Egito.

7. EXPLIQUE por que as multinacionais não se interessam em investir no continente africano.(CAP 15)
Em virtude da pobreza extrema que muitos países apresentam, o mercado consumidor é extremamente limitado. Além disso, não existe uma infraestrutura capaz de atender às necessidades das indústrias e o quadro de instabilidade políticas (governos ditatoriais, conflitos...etc) não gera segurança para investimentos.

8. As precárias condições de vida na África relacionam-se com as elevadas taxas de natalidade e mortalidade que o continente apresenta. APONTE os fatores que contribuem para as elevadas taxas de natalidade e mortalidade no continente africano.(CAP 15)
ELEVADAS TAXAS DE NATALIDADE:
1.                  1.    Baixo índice de escolaridade (pouco acesso a informações e métodos contraceptivos).
  1. População, em grande parte dos casos, ainda é de maioria rural.
  2. Baixo índice de mulheres no mercado de trabalho.
 ELEVADAS TAXAS DE MORTALIDADE:
  1. Fome (alimentação precária).
  2. Saúde precária.
  3. Saneamento básico precário ou inexistente.
  4. Falta de acesso a água potável.
  5. Conflitos e guerras civis.
9. IDENTIFIQUE o principal fator que gera um grande contingente de refugiados para a Europa.(CAP 15)
Dentre os fatores que contribuem para as migrações, de uma maneira geral, como desertificação, fome, desemprego, entre outros, as guerras civis são a principal causa dos refugiados que busca asilo na Europa. As guerras civis são geradas por conflitos étnicos, disputas territoriais e insatisfação com os governos ditatoriais de muitos países africanos.

10. CARACTERIZE a População Economicamente Ativa (PEA) africana.(CAP 15)
A PEA africana é caracterizada por um baixo nível de qualificação e pelo baixo percentual de trabalhadores. A precariedade socioeconômica gera como consequência o maior percentual de analfabetos entre todos os continentes do mundo, além dos mais baixos níveis de escolaridade. São poucos os que conseguem estudar e ingressar no mercado de trabalho. Além disso, poucas mulheres fazem parte do percentual da PEA, pois muitos países são essencialmente rurais e as mulheres possuem uma função social relacionada a atividades domésticas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário