quinta-feira, 26 de novembro de 2015

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A PROVA - 8º ANO

Oi queridos!!

Estou postando o gabarito das atividades de revisão!
Bons estudos e boa prova amanhã!

Grande beijo!

Luciana Magalhães



EXERCÍCIOS DO LIVRO – PÁGINA171:

1. As principais causas de conflitos no Oriente Médio estão ligadas ao aspecto étnico-religioso, à disputa pela água e pelas reservas de petróleo. Exemplo: a planície da mesopotâmia é disputada por Iraque, Turquia e Síria constantemente, visto que essa região é banhada por dos grandes rios: o Tigre e Eufrates. Como os rios nascem na Turquia e correm pelos outros dois países até desaguar no Golfo Pérsico, muitas barragens e hidrelétricas são construídas na tentativa de represar a água dos rios, o que diminui o volume hídrico à jusante (àqueles que estão na parte mais abaixo, mais perto da foz), o que motiva muitos conflitos entre os países.

2. O mundo islâmico estende-se pelo Norte da África, Oriente Médio e sudeste da Ásia. É uma religião que se apresenta como principal elemento de identidade cultural de seus seguidores. Contudo, a divisão interna entre os seguidores gera conflitos entre os muçulmanos fundamentalistas e não-fundamentalistas, pois estes últimos se encontram mais abertos aos valores ocidentais.

6. Em razão da predominância de climas áridos, a agricultura é praticada somente em algumas áreas, como naquelas dominadas pelo clima mediterrâneo e nas áreas irrigadas. A pecuária predomina nas regiões mais quentes, inclusive nas desérticas, destacando-se os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos (os dois últimos mais resistentes às secas). Nos oásis, cultivam-se principalmente frutas, e nas áreas de clima mediterrâneo são produzidos algodão, fumo, oliveiras, avelãs e frutas, entre outros produtos.


EXERCÍCIOS DA APOSTILA – PÁGINAS 44 a 48:

13. A partir da leitura do texto acima e das páginas 162 e 163 do livro, REDIJA um parágrafo sobre o conflito entre judeus e palestinos, o conflito árabe-israelense.

O conflito árabe-israelense ganhou grande proporção com a criação do Estado de Israel em uma terra palestina, em 1948. O movimento sionista no final do século XIX foi o responsável pela migração em massa dos judeus, marcando um retorno à sua terra, ao local de sua identidade como nação. Nesse tempo, a região da palestina era habitada por muçulmanos, denominados palestinos e, diante de tanta perseguição religiosa que os judeus passaram, especialmente na Segunda Guerra, a ONU criou um Estado para os judeus, chamado de Israel, na região habitada também por palestinos. Inicialmente o projeto previa uma divisão da área em dois Estados, um judeu e um palestino, porém os palestinos não aceitaram a divisão e logo foi deflagrada a primeira guerra árabe-israelense. O conflito perdura até os dias atuais, pois existem duas nações totalmente distintas que ocupam o mesmo país e possuem identidade nacional com o lugar.


14. CARACTERIZE a criação do estado de Israel.

No final do século XIX o movimento sionista foi responsável pela migração em massa dos judeus à sua terra prometida (estavam espalhados pelo mundo inteiro após serem dominados por vários impérios, o que provocou um processo de dispersão). O período marcado pela Segunda Guerra Mundial foi de grande perseguição religiosa aos judeus, que foram humilhados, perseguidos, mortos e sujeitos a todo tipo de preconceito e intolerância. Diante desse fato e, levando em conta que os judeus formavam uma nação sem Estado, a ONU criou o Estado de Israel em 1948, repartindo a região da Palestina entre judeus e palestinos, pois os dois povos necessitavam de um Estado único para se autodeterminarem como nação. Os palestinos não aceitaram a proposta e a região ficou sob o domínio do Estado (país) Israel, com dois territórios habitados por palestinos: a Faixa de Gaza e a Cirjordânia.


18. EXPLIQUE por que a questão da água é causa de disputa em vários países no Oriente Médio.

Porque a região do Oriente Médio sofre com uma grave escassez hídrica, o que dificulta o abastecimento das casas, das fábricas e a produtividade agrícola. Desta forma, os países precisam importar água potável e investir em avançados sistemas de irrigação. Os países que possuem maior abundância hídrica passam por constantes disputas pela posse do recurso.


19. CITE os países envolvidos na disputa da bacia dos rios:

A)    Jordão: Israel, Líbano, Síria e Jordânia.
B)    Tigre e Eufrates: Turquia, Síria e Iraque.


23. EXPLIQUE por que o Oriente Médio é uma região estrategicamente importante para economia mundial.

O Oriente Médio abriga as maiores reservas de petróleo do mundo. Como o petróleo é a fonte mais utilizada mundialmente, tanto como matéria prima para diversos usos quanto para geração de energia e fonte de combustível, sua localização estratégica é de suma importância para a economia mundial.


31. RELACIONE a lucrativa produção de petróleo no Oriente Médio e a qualidade de vida para a sua população.

A economia baseada no petróleo trouxe muita riqueza para o Oriente Médio, porém beneficiando uma elite, uma nobreza. Pelo fato desta riqueza estar desigualmente distribuída, a maior parte da população vive em precárias condições de vida.


34. Em relação à atividade industrial, não ligada diretamente à produção de petróleo, somente dois países no Oriente Médio tem maior representatividade. CITE quais são esses países e DESCREVA os setores industriais mais importantes em cada um deles.

País: Turquia.
Setores industriais mais importantes: química, mecânica e automobilística.

País: Israel.
Setores industriais mais importantes: componentes eletrônicos, equipamentos de irrigação e produtos agroindustriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário