quinta-feira, 26 de novembro de 2015

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A PROVA - 8º ANO

Oi queridos!!

Estou postando o gabarito das atividades de revisão!
Bons estudos e boa prova amanhã!

Grande beijo!

Luciana Magalhães



EXERCÍCIOS DO LIVRO – PÁGINA171:

1. As principais causas de conflitos no Oriente Médio estão ligadas ao aspecto étnico-religioso, à disputa pela água e pelas reservas de petróleo. Exemplo: a planície da mesopotâmia é disputada por Iraque, Turquia e Síria constantemente, visto que essa região é banhada por dos grandes rios: o Tigre e Eufrates. Como os rios nascem na Turquia e correm pelos outros dois países até desaguar no Golfo Pérsico, muitas barragens e hidrelétricas são construídas na tentativa de represar a água dos rios, o que diminui o volume hídrico à jusante (àqueles que estão na parte mais abaixo, mais perto da foz), o que motiva muitos conflitos entre os países.

2. O mundo islâmico estende-se pelo Norte da África, Oriente Médio e sudeste da Ásia. É uma religião que se apresenta como principal elemento de identidade cultural de seus seguidores. Contudo, a divisão interna entre os seguidores gera conflitos entre os muçulmanos fundamentalistas e não-fundamentalistas, pois estes últimos se encontram mais abertos aos valores ocidentais.

6. Em razão da predominância de climas áridos, a agricultura é praticada somente em algumas áreas, como naquelas dominadas pelo clima mediterrâneo e nas áreas irrigadas. A pecuária predomina nas regiões mais quentes, inclusive nas desérticas, destacando-se os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos (os dois últimos mais resistentes às secas). Nos oásis, cultivam-se principalmente frutas, e nas áreas de clima mediterrâneo são produzidos algodão, fumo, oliveiras, avelãs e frutas, entre outros produtos.


EXERCÍCIOS DA APOSTILA – PÁGINAS 44 a 48:

13. A partir da leitura do texto acima e das páginas 162 e 163 do livro, REDIJA um parágrafo sobre o conflito entre judeus e palestinos, o conflito árabe-israelense.

O conflito árabe-israelense ganhou grande proporção com a criação do Estado de Israel em uma terra palestina, em 1948. O movimento sionista no final do século XIX foi o responsável pela migração em massa dos judeus, marcando um retorno à sua terra, ao local de sua identidade como nação. Nesse tempo, a região da palestina era habitada por muçulmanos, denominados palestinos e, diante de tanta perseguição religiosa que os judeus passaram, especialmente na Segunda Guerra, a ONU criou um Estado para os judeus, chamado de Israel, na região habitada também por palestinos. Inicialmente o projeto previa uma divisão da área em dois Estados, um judeu e um palestino, porém os palestinos não aceitaram a divisão e logo foi deflagrada a primeira guerra árabe-israelense. O conflito perdura até os dias atuais, pois existem duas nações totalmente distintas que ocupam o mesmo país e possuem identidade nacional com o lugar.


14. CARACTERIZE a criação do estado de Israel.

No final do século XIX o movimento sionista foi responsável pela migração em massa dos judeus à sua terra prometida (estavam espalhados pelo mundo inteiro após serem dominados por vários impérios, o que provocou um processo de dispersão). O período marcado pela Segunda Guerra Mundial foi de grande perseguição religiosa aos judeus, que foram humilhados, perseguidos, mortos e sujeitos a todo tipo de preconceito e intolerância. Diante desse fato e, levando em conta que os judeus formavam uma nação sem Estado, a ONU criou o Estado de Israel em 1948, repartindo a região da Palestina entre judeus e palestinos, pois os dois povos necessitavam de um Estado único para se autodeterminarem como nação. Os palestinos não aceitaram a proposta e a região ficou sob o domínio do Estado (país) Israel, com dois territórios habitados por palestinos: a Faixa de Gaza e a Cirjordânia.


18. EXPLIQUE por que a questão da água é causa de disputa em vários países no Oriente Médio.

Porque a região do Oriente Médio sofre com uma grave escassez hídrica, o que dificulta o abastecimento das casas, das fábricas e a produtividade agrícola. Desta forma, os países precisam importar água potável e investir em avançados sistemas de irrigação. Os países que possuem maior abundância hídrica passam por constantes disputas pela posse do recurso.


19. CITE os países envolvidos na disputa da bacia dos rios:

A)    Jordão: Israel, Líbano, Síria e Jordânia.
B)    Tigre e Eufrates: Turquia, Síria e Iraque.


23. EXPLIQUE por que o Oriente Médio é uma região estrategicamente importante para economia mundial.

O Oriente Médio abriga as maiores reservas de petróleo do mundo. Como o petróleo é a fonte mais utilizada mundialmente, tanto como matéria prima para diversos usos quanto para geração de energia e fonte de combustível, sua localização estratégica é de suma importância para a economia mundial.


31. RELACIONE a lucrativa produção de petróleo no Oriente Médio e a qualidade de vida para a sua população.

A economia baseada no petróleo trouxe muita riqueza para o Oriente Médio, porém beneficiando uma elite, uma nobreza. Pelo fato desta riqueza estar desigualmente distribuída, a maior parte da população vive em precárias condições de vida.


34. Em relação à atividade industrial, não ligada diretamente à produção de petróleo, somente dois países no Oriente Médio tem maior representatividade. CITE quais são esses países e DESCREVA os setores industriais mais importantes em cada um deles.

País: Turquia.
Setores industriais mais importantes: química, mecânica e automobilística.

País: Israel.
Setores industriais mais importantes: componentes eletrônicos, equipamentos de irrigação e produtos agroindustriais.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

AULA DE ORIENTE MÉDIO

Olá pessoal!!

Estou postando o slide sobre Oriente Médio como fonte complementar de consulta.

Um grande abraço a todos!!

Luciana Magalhães

Acesse o slide:
http://www.4shared.com/office/9cff89Ggce/ORIENTE_MEDIO.html

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SIMULADO DO 8° ANO

Olá pessoal!!

Segue abaixo um questionário de revisão para o simulado.

Um forte abraço!!

Bons estudos e boa prova! ;)

Luciana Magalhães



1. A respeito dos oásis na África: (CAP 14)
a) EXPLIQUE como são formados.
São formados pelo afloramento do lençol de águas subterrâneas à superfície, formando pequenos lagos, verdadeiras ilhas úmidas.
b) APONTE a região no continente africano onde há maior quantidade de oásis.
Os oásis são ambientes típicos de desertos, e na África estão concentrados no deserto do Saara (África Islâmica).
c) EXPLIQUE a importância dos oásis para a população local.
Os oásis são de suma importância para a população local pelo seu aproveitamento agropecuário. Eles são as únicas áreas onde a agropecuária de subsistência torna-se possível no deserto, destacando-se a produção de frutas, cereais, hortaliças e pequenas criações de animais.

2. EXPLIQUE a seguinte afirmativa: “A fome na África é um problema político, econômico e ambiental.(CAP 14)
A afirmativa diz respeito aos fatores que contribuem para o quadro de fome na África. Os problemas políticos estão relacionados à instabilidade dos governos, que por causa das diferenças étnicas e muitas disputas territoriais, não conseguem administrar os recursos do país. O problema econômico engloba a estrutura econômica deficiente, pois foi herdada de um modelo colonial de exploração, com uma base primária voltada para o mercado externo; e também diz respeito a uma População Economicamente Ativa reduzida e desqualificada.  O problema ambiental refere-se às áreas desérticas e aos processos de desertificação antrópica em que muitos países são submetidos diminuindo, assim, o percentual de terras férteis e agricultáveis.

3. EXPLIQUE por que o sistema de transporte na África representa um passado colonial de exploração e uma realidade de subdesenvolvimento.(CAP 14)
Porque o sistema de transporte e toda infraestrutura foi construída para atender o mercado externo. As ferrovias, rodovias e os portos fluviais ligam as áreas produtoras ao litoral e não integram todo o continente. De maneira geral, os países não conseguem investir nesse setor, pois a renda é insuficiente, muitas vezes, para atender as necessidades básicas da população e, sendo assim, o setor de transporte não se configura como prioridade.

4. As taxas de urbanização na África têm sido relacionadas a um intenso êxodo rural. APONTE quatro fatores que estimulam o êxodo rural no continente africano.(CAP 15)
FATOR 1: empobrecimento dos solos.
FATOR 2: apropriação de áreas agrícolas por propriedades monocultoras.
FATOR 3: intensos conflitos políticos e étnicos que assolam o interior em muitos países.
FATOR 4: industrialização.

5. EXPLIQUE como se materializam as desigualdades sociais nas cidades africanas.(CAP 15)
Os bairros habitados pela elite são providos de melhor infraestrutura, como rede de telefonia, rede de esgoto, coleta e lixo, etc. Os bairros habitados pelas classes mais baixas sofrem com carência de infraestrutura. A maior parte da população vive em favelas ou guetos, onde são formados verdadeiros “bolsões de miséria”.

6. A industrialização na África é recente e pouco expressiva. A esse respeito, dê o que se pede:
a) IDENTIFIQUE os principais setores industriais no continente africano.(CAP 15)
Setor 1: Setor de processamento (beneficiamento) de produtos agrícolas: tecelagens de algodão, fábricas de óleo vegetal e suco, usinas de açúcar e torrefação de café.
Setor 2: setor de extração e transformação de recursos minerais e energéticos fósseis (mineradoras e refinarias de petróleo).
b) IDENTIFIQUE quais são os países que apresentam maior nível de industrialização.
África do Sul, Argélia e Egito.

7. EXPLIQUE por que as multinacionais não se interessam em investir no continente africano.(CAP 15)
Em virtude da pobreza extrema que muitos países apresentam, o mercado consumidor é extremamente limitado. Além disso, não existe uma infraestrutura capaz de atender às necessidades das indústrias e o quadro de instabilidade políticas (governos ditatoriais, conflitos...etc) não gera segurança para investimentos.

8. As precárias condições de vida na África relacionam-se com as elevadas taxas de natalidade e mortalidade que o continente apresenta. APONTE os fatores que contribuem para as elevadas taxas de natalidade e mortalidade no continente africano.(CAP 15)
ELEVADAS TAXAS DE NATALIDADE:
1.                  1.    Baixo índice de escolaridade (pouco acesso a informações e métodos contraceptivos).
  1. População, em grande parte dos casos, ainda é de maioria rural.
  2. Baixo índice de mulheres no mercado de trabalho.
 ELEVADAS TAXAS DE MORTALIDADE:
  1. Fome (alimentação precária).
  2. Saúde precária.
  3. Saneamento básico precário ou inexistente.
  4. Falta de acesso a água potável.
  5. Conflitos e guerras civis.
9. IDENTIFIQUE o principal fator que gera um grande contingente de refugiados para a Europa.(CAP 15)
Dentre os fatores que contribuem para as migrações, de uma maneira geral, como desertificação, fome, desemprego, entre outros, as guerras civis são a principal causa dos refugiados que busca asilo na Europa. As guerras civis são geradas por conflitos étnicos, disputas territoriais e insatisfação com os governos ditatoriais de muitos países africanos.

10. CARACTERIZE a População Economicamente Ativa (PEA) africana.(CAP 15)
A PEA africana é caracterizada por um baixo nível de qualificação e pelo baixo percentual de trabalhadores. A precariedade socioeconômica gera como consequência o maior percentual de analfabetos entre todos os continentes do mundo, além dos mais baixos níveis de escolaridade. São poucos os que conseguem estudar e ingressar no mercado de trabalho. Além disso, poucas mulheres fazem parte do percentual da PEA, pois muitos países são essencialmente rurais e as mulheres possuem uma função social relacionada a atividades domésticas.





quinta-feira, 22 de outubro de 2015

8º ANO - ÁFRICA

Olá queridos!

Vou postar o gabarito dos exercícios de revisão para a prova.
Logo mais abaixo, vocês podem acessar os slides e o documentário sobre a África nos links disponíveis.

Um forte abraço a todos!!

Bons estudos!!

Luciana Magalhães



EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A PROVA - 8º ANO


1. Explique por que os EUA promoveram um embargo comercial a Cuba. Esse embargo se justifica atualmente? Por quê?

R: Os EUA promoveram um embargo comercial a Cuba porque quando Fidel Castro assumiu o poder após a Revolução Cubana, passou a promover uma política anti-imperialista. Além disso, aliou-se à União Soviética, passando a fazer parte do bloco socialista, o que representou grave ameaça aos EUA. Sendo assim, o governo estadunidense promoveu um embargo econômico por meio de um bloqueio comercial. O embargo NÃO se justifica atualmente, pois com o fim da Guerra Fria e a desintegração da União Soviética no final do século passado, surgiu um novo contexto geopolítico mundial. Esse fator foi decisivo para o restabelecimento das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba este ano (2015).

2. O que são as FARC? Explique seus principais objetivos e sua forma de atuação.

R: As FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, são um grupo de guerrilheiros que atuam com violência, terrorismo, ataques armados, sequestros de civis, etc, para se contraporem ao governo do país. Estão fortemente associados ao tráfico de drogas.

3. De que forma os EUA influenciaram a América Latina no combate ao narcotráfico.

R: Os EUA promovem ajuda militar e financeira aos países latino americanos, especialmente o México e a Colômbia, a fim de erradicar as plantações de coca e combater o narcotráfico e os guerrilheiros. Com isso, o governo norte americano visa diminuir a oferta de cocaína em seu país, mas também cria um livre acesso para interferir na política interna de países latinos.

4. Explique a relação entre a posição geográfica do continente africano e sua diversidade natural.

R: O continente africano é cortado ao meio pela linha do Equador e possui grandes extensões de terra na faixa intertropical, além de estar presente na zona temperada tanto ao norte quanto ao sul do continente. Dessa forma, por estar localizado em diferentes faixas climáticas, recebe diferentes níveis de incidência de radiação solar (intensidade), o que promove variedade de tipos climáticos e, portanto, variedade de ambientes naturais formados.

5. Explique a diferença entre o processo de ocupação da África nos séculos XV e XVI e a partilha do continente no século XIX.

R: Nos séculos XV e XVI a África fazia parte da rota marítima dos europeus. Naquele período, ao navegarem pela costa africana passaram a instalar feitorias e escravizar os negros africanos, que eram levados para as colônias europeias. Já no século XIX, após a Revolução Industrial e a necessidade crescente de mão de obra e matéria prima para abastecer os mercados consumidores em expansão, as potências europeias partilharam o continente africano, dividiram-no em possessões (domínios, colônias).

6. Como os europeus impuseram sua cultura na África?

R: Os europeus impuseram sua cultura na África tentando mudar os hábitos dos povos africanos, que deveriam falar o idioma do colonizador, utilizar as vestimentas europeias, possuir as mesmas crenças, valores morais e éticos, etc.

7. Explique o contexto histórico da descolonização da África.

R: A descolonização africana ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Naquele período, as potências europeias (metrópoles) estavam enfraquecidas pela guerra, tanto econômica quanto política e militarmente. Sendo assim, as colônias encontraram um ambiente favorável para fomentar os movimentos pela independência que ocorreu de forma pacífica em alguns casos e de forma sangrenta em outros.

8. Relacione o colonialismo com a atual dependência externa dos países africanos.

R: O sistema de exploração dos recursos naturais e humanos do continente africano deixaram profundas marcas que perduram até os dias atuais. O sistema de plantation, ainda existente, implantou um sistema produtivo que utilizava as melhores terras agricultáveis para abastecer o mercado externo e não atendia a demanda do mercado interno. Além disso, os conflitos étnicos gerados pelas fronteiras artificiais impedem muitos países de conseguirem estruturar uma sociedade politicamente organizada. Dessa forma, os países africanos conquistaram uma independência política, mas não econômica e continuam dependendo de empréstimos, de tecnologia e capital externo, de ajuda humanitária, etc.

9. Por que a divisão política da África é conhecida como fronteiras artificiais? Explique as consequências desse processo.

R: A divisão política da África obedeceu ao critério do colonizador, baseado nos interesses econômicos dos europeus. Dessa forma, não levou em conta o critério territorial que existia anteriormente, baseado em grupos étnicos (tribais). As consequências são os conflitos gerados pela disputa territorial desses grupos e pela disputa do poder político do país em que se encontram gerando, inclusive, muitas guerras civis no continente.

10. Diferencie a África Branca da Subsaariana nos seguintes aspectos:

a) População: Na África Branca há predomínio da população muçulmana (pardos), enquanto na Subsaariana o predomínio é de negros (negroides).

b) Crenças: Na África Branca há predomínio do islamismo, enquanto na Subsaariana há predomínio do animismo.

c) Espaço agropecuário: Na África Branca, em virtude das grandes extensões de terras desérticas, a agricultura é limitada às áreas de oásis e é mais voltada para subsistência, sendo praticada com recursos técnicos rudimentares e baixa produtividade. Destaca-se a criação de ovinos e caprinos que se adaptam melhor ao clima árido e semi-árido da região. Na Subsaariana, as atividades monocultoras se destacam pela maior produtividade e pelo emprego de maior número de trabalhadores e de instrumentos e técnicas de cultivo.

11. Explique a diferença entre a formação do deserto do Saara e o processo de desertificação do Sahel.

R: O deserto do Saara é um deserto natural, formado a partir de elementos da natureza que conjuntamente contribuíram para um ambiente de baixíssimos índices pluviométricos. No caso do Sahel, a desertificação avança pela ação do homem (desertificação antrópica), que se inicia com o desmatamento para aumentar as áreas de cultivo (expansão da fronteira agrícola), o que gera empobrecimento do solo e dos recursos hídricos do subsolo (pela perfuração sem controle de poços artesianos), o que trouxe impacto para o clima da região, já que com o empobrecimento/erosão do solo, a infiltração da água diminui e consequentemente há alteração no ciclo da água (atingindo os índices pluviométricos de forma indireta).

12. Quais fatores contribuem para o quadro de fome na África?

R: A fome na África está ligada a um conjunto de fatores que leva sua população a apresentar quadros alarmantes de subalimentação. Isso deve-se tanto à expansão das lavouras monocultoras (plantation), o que provoca a diminuição na oferta de alimentos, quanto à utilização de solos pouco férteis e suscetíveis aos processos erosivos. Os conflitos também contribuíram para o agravamento do problema, já que muitas guerrilhas destroem lavouras e matam rebanhos na tentativa de fragilizar o inimigo.


SLIDES E DOCUMENTÁRIO:


http://www.4shared.com/office/Pm_gIy5Wba/CONTINENTE_AFRICANO.html

http://www.4shared.com/office/niUlqKASba/Captulo__13_-colonizao_e_desco.html

http://www.4shared.com/file/EANJIMWqce/O_espao_geogrfico_africano_-_C.html

https://www.youtube.com/watch?v=FE8N72m2Od8